“RIO NEIVA – RODAS D’ÁGUA E AGRO-SISTEMA TRADICIONAL”, Rogério Barreto, Raimundo Castro, Manuel Delfim Pereira e José Oliveira, livro .pt

Rio Neiva, Junta de Freguesia de Barroselas, 2013

Esta obra é o resultado de um projecto de recolha e pesquisa centrado no rio Neiva e no seu vale iniciado em 1984. Aborda os mais variados aspectos geográficos, morfológicos, geológicos, hidrográficos, a flora e a fauna, e todos os sistemas hídricos.

Estão aqui todos os edifícios, desde a nascente à foz, onde estavam instalados os mais de trezentos engenhos, que eram movidos pelas águas do Neiva: moinhos, azenhas, lagares de azeite, engenhos de serração, tornearia, engenhos de linho, fulões, estanca rios, rodas de água e pesqueiras. De referir ainda que as primeiras páginas são dedicadas aos poetas que cantaram o Neiva, entre os quais Sá de Miranda.

Trata-se de uma obra seminal e uma edição de elevado valor patrimonial da iniciativa da União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro. O livro “Rio Neiva – Rodas d’água e agro-sistema tradicional” poderá ser adquirido na sede da junta pelo valor simbólico de 20 euros.
www.barroselas-carvoeiro.com

Rio Neiva – Rodas d’água e agro-sistema tradicional

O livro estará disponível durante o Soundville 2018 no espaço comercial de merchandising do evento. Será também patente uma exposição alusiva à relação da obra com a Azenha das Pesqueiras.