“PERMACULTURA”, Filipe Gandra e Joana Costa, conversa .pt

Quintal Holístico, Vila Cova

Permacultura significa “cultura permanente”. Uma definição possível será a arte de conceber ecossistemas sustentáveis. Poderá ser simplesmente uma forma eficiente de exploração do solo em contexto comunitário, mas será certamente muito mais que isso.
Para tentarmos perceber melhor o que é a Permacultura, convidamos o Yassine Benderra e o Filipe Gandra para uma pequena tertúlia.

Filipe Gandra, Quintal Holístico
O Quintal Holístico fica em Vila Cova e dedica-se à gestão de florestas utilizando o conhecimento de caprinos.
Os principais objetivos desta unidade inovadora consistem na redução do risco de incêndios florestais e na promoção do equilíbrio ambiental, com vista a uma actividade agropecuária sustentável.
www.facebook.com/quintalholistico

Joana Costa, Projecto Agroecológico do Soajo
Apaixonada desde sempre pelo mundo natural, Joana Costa formou-se em Microbiologia e começou a dedicar-se à Educação Ambiental, participando no projecto “Terra das Crianças”, na Amazónia peruana.
Juntamente com Yassine Benderra, encontrou a terra prometida por entres vales e ribeiros, no Soajo, em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês.
Seguiu-se a construção de infraestruturas básicas de habitação e a criação de um espaço agroecológico de experimentação prática baseado nos princípios e éticas da Permacultura, o Projecto Agroecológico do Soajo.
www.facebook.com/people/Projecto-Agroecológico-Do-Soajo/100009334170803